...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Operações em galerias - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

Operações em galerias

 

As ocorrências no interior de galerias são ocorrências atípicas, que acontecem com pequena freqüência no dia-a-dia dos postos de bombeiros do estado de São Paulo.

 

Exatamente por este motivo torna-se extremamente importante relembrar ao efetivo operacional as medidas de segurança a serem observadas quando do atendimento à ocorrências em galerias.

 

Levando-se em consideração que, na quase totalidade das ocorrências no interior de galerias, as guarnições empregadas não dispõem de plantas, mapas, croquis ou qualquer outra forma de identificação ou localização no interior das galerias; por medida de segurança devemos pressupor que a galeria a ser adentrada é interligada a outras, que percorrem trechos subterrâneos de regiões distintas desconhecidas da cidade. Desta forma toda galeria deve obrigatoriamente ser considerada interligada à rede de galerias existente na região onde a ocorrência está acontecendo.

 

Antes de iniciar a operação o comandante da ocorrência deverá ainda na fase de análise da situação verificar as condições de tempo que poderão vir a interferir no resultado da ocorrência, ou seja as chuvas da região, esta previsão poderá ser obtida através da página de previsão de tempo, nos produtos radares, avisos meteorológicos. Considerando ainda o alto fator de risco da ocorrência, deverá ser feito contato com o meteorologista de plantão para obtenção da previsão de tempo mais atual disponível.

 

Portanto, torna-se óbvio deduzir que uma chuva ocorrida, na região, em um local diferente daquele da ocorrência, poderá vir a inundar as galerias subterrâneas com águas pluviais, fazendo com que este volume de água percorra um trajeto não definido.

 

Por fim deve ser considerado que não basta, ao comandante da ocorrência, a verificação momentânea se ocorreu chuvas na região ou se estão ocorrendo, deve ser efetuado monitoramento constante, de forma a permitir a interrupção dos trabalhos no interior das galerias e a conseqüente retirada do pessoal empregado tão logo seja constatado o início de chuvas em qualquer ponto da região.

  

Como verificar na página:

- Links Importantes – Radares Meteorológicos;

- Avisos Meteorológicos;

- Contato direto por telefone com o Meteorologista de plantão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário