...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Fenômenos climáticos - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

2.9 Fenômenos climáticos

 

El Niño: aquecimento da água do mar no Oceano Pacífico em torno da linha do Equador. O processo de aquecimento inicia no costa oeste da América do Sul, que pode resultar em mudanças significativas dos padrões climáticos em todo o Globo.

 

Quando o El Nino se configura, os principais prejuízos para o Brasil são no Nordeste e no Sul do país. Já no Sudeste e Centro-Oeste não há indicação que o El Nino influência com relação a chuva, mas as temperaturas podem ficar mais altas que a média nas áreas.

 

A Figura 2.25 a seguir destaca das conseqüências desse fenômeno para a América Latina.

 

Figura 2.25 –Conseqüências do El NiNo na américa do sul





“La Niña”: O resfriamento anormal da superfície no centro e leste do pacifico tropical. O oposto de “El Niño”.

 

Quando um fenômeno “La Nina” se configura, os efeitos são em sua maioria, opostos do fenômeno “El Nino”. No sudeste e centro-oeste não há indicação que o La Nina influencia com relação a chuva, mas as temperaturas podem ficar mais baixas que a média nas áreas, e quando está atuando, causa seca na Região Sul do Brasil e chuvas na região nordeste.

 

A Figura 2.26 a seguir destaca das conseqüências desse fenômeno para o país.

 

Figura 2.26: – Efeitos da “La Nina” na américa do sul.



 

Vejam maiores detalhes sobre os fenômenos no anexo 2.





Nenhum comentário:

Postar um comentário