...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 abril 2022

LIMITAÇÕES DO ESTUDO - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

1.4 LIMITAÇÕES DO ESTUDO

 

A primordial limitação da pesquisa é a escassa literatura disponível que aborde o tem a com adevida profundidade técnica e científica, voltada a uma visão sistêmica de todas as medidas constantes nas regulamentações técnicas dos Estados do Brasil. Por mais que empiricamente existam relatos sobre a vontade, necessidade e viabilidade de elaboração e aplicação de uma regulamentação técnica brasileira, nada está técnica e cientificamente escrito, caracterizando a originalidade deste trabalho. Soma-se a isto, a dificuldade para obtenção de todos os diplomas técnicos e jurídicos relacionados com a SCIE, a ausência de manuais técnicos que interpretem sua aplicabilidade, e a pouca disponibilidade de matéria científica a fim a nível nacional, num país com grande extensão territorial.

 

O desenvolvimento e a conclusão do trabalho foram baseados nos diplomas técnicos vigentes e disponíveis nos Estados, inclusive os mais atuais elaborados após 2013, pressupondo-se a correta implantação dos ditames lá determinados, não sendo possível realizar profundas inferências quanto à percepção da real aplicação do constante nos textos legais, ou seja, as críticas devem ser relativizadas caso o que esteja sendo abordado com base nestes regulamentos não esteja sendo realmente aplicado por inobservância dos gestores, dos projetistas, ou ainda por limitações estruturais e humanas locais.

 

A fim de permitir a obtenção das conclusões propostas, compatível com a estruturação de tese de doutorado, não foram inseridos conceitos básicos da segurança contra incêndio por pressupor que a pesquisa oferecerá conhecimentos para pesquisadores e gestores que possuam a formação profissional mínima na área.

 

Destarte estas limitações, os conhecimentos científicos e os dados apresentados neste trabalho figuram-se como subsídios doutrinários importantes para fundamentação de futuras pesquisas aplicadas.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário