...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

Viperidae Viperidae - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

Viperidae Viperidae

 




A família Viperidae inclui três subfamílias:  

- Azemiopinae - com apenas uma espécie, a Víbora asiática Azemiops feae;

- Viperinae - com 12 gêneros e 95 espécies distribuídas pela Europa, África e Ásia;

- Crotalinae - com 23 gêneros e 220 espécies distribuídas pelas Américas e Ásia, incluindo algumas ilhas oceânicas, como as Filipinas. 


Apenas a subfamília Crotalinae ocorre no Brasil, representada por seis gêneros e 28 espécies de Jararacas, Cascavéis e Surucucus. Caracterizam-se principalmente pela presença de dois dentes grandes e curvos, inoculadores de veneno, que se movem com o osso maxilar, quando a boca é aberta ou fechada. Estão presentes duas cavidades grandes situadas entre os olhos e as narinas, chamadas fossetas loreais, conectadas à um órgão de percepção infravermelha, utilizado para detectar presas pela radiação emitida pelo corpo. Todas as espécies de Crotalinae possuem as escamas dorsais quilhadas e a cabeça triangular, com escamas pequenas e irregularmente distribuídas.


Na região de Manaus ocorrem duas espéciesde crotalíneos:

- a Jararaca-da-Amazônia Bothrops atrox - espécie com maior frequência de registro em diversos estudos na central Amazonia, e possivelmente responsável pela maioria dos acidentes ofídicos na região;

- a Surucu-pico-de-jaca - espécie de grande porte cuja frequência de registros é relativamente baixa na região de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário