...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

COLuBRIDAE - Dipsadinae - Hydrops martii - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Hydrops martii




Descrição -Comprimento até 60 cm em machos e fêmeas. A coloração tem um padrão que lembra ao de uma Cobra-coral, formado por anéis de cor bege com escamas centrais de pontas laranja, intercalados por anéis de cor preta com as pontas das escamas brancas. Essas pontas brancas das escamas dorsais formam círculos descontínuos em cada lada dos anéis pretos (A e B). O padrão de desenho do ventre é quase uma extensão do dorso, mas sem as escamas com extremidades laranja (D). A cabeça é levemente triangular, bege, com a região do focinho preta seguida por uma faixa amarela ou bege, uma pequena mancha branca com borda amarela abaixo dos olhos e uma faixa branca nas laterais do pescoço (A e C). As narinas são posicionadas na região superior do focinho, característica de cobras aquáticas (A e C). Os olhos são pequenos, pretos e as pupilas redondas (A).

 

Espécies semelhantes - Difere das Cobras-corais verdadeiras Micrurus lemniscatus, Micrurus spixii e Micrurus surinamensis por não possuir padrão de coloração em tríades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário