...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

COLuBRIDAE - Dipsadinae - Pseudoboa neuwiedii - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Pseudoboa neuwiedii


 


Descrição -Comprimento até 1 m em machos e 1,2 m em fêmeas. Nos adultos a região dorsal é preta da cabeça até atrás do pescoço, e é gradativamente substituída por vermelho, formando um degradê que vai até o meio do corpo (A e B). Do meio do corpo até o final da cauda a cor predominante é vermelha, com as extremidades das escamas dorsais de cor cinza, o que lhe confere um aspecto de vermelho-acinzentado. As escamas labiais são brancas (A). Nos juvenis a região dorsal do corpo é vermelha, com exceção da cabeça que é preta na extremidade anterior, branca na posterior e preta no pescoço (C). A região ventral é creme, e as escamas subcaudais são simples.

 

Espécies semelhantes - Muito semelhante a Pseudoboa coronata, frequentemente pode ser diferenciada apenas pela contagem de escamas (P. coronata possui 17 fileiras de escamas dorsais no meio do corpo e P. neuwiedii possui 19). Difere de Drepanoides anomalus por esta apresentar as escamas dorsais manchadas de preto. Pode ser diferenciada dos juvenis de Clelia clelia por estes apresentarem escamas subcaudais divididas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário