...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2021

COLuBRIDAE › - Colubrinae - Oxybelis aeneus - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Colubrinae

Oxybelis aeneus




DESCRIÇÃO - Comprimento até 1,4 m em machos e 2 m em fêmeas. O dorso é castanho a acinzentado, com escamas manchadas de preto ou marrom-escuro nas extremidades, lembra galhos de plantas (B). A cabeça é marrom na parte de cima e nas laterais, com uma linha preta fina acima das escamas labiais (A e C). As escamas labiais e a região inferior do pescoço são brancas (A). O ventre é castanho, com pontos pretos irregulares no primeiro terço do corpo, no restante é marrom-escuro (D). Os olhos são brancos, com manchas esverdeadas nas bordas laterais e um anel amarelado ao redor das pupilas redondas (A e C). Quando ameaçada, esta espécie costuma mostrar a parte interna da boca, de coloração azul-escura (C).

 

ESPÉCIES SEMELHANTES - Pode ser confundida com Philodryas argentea, mas esta apresenta linhas verdes longitudinais ao longo do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário