...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

VIPERIDAE - Lachesis muta - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

VIPERIDAE

Lachesis muta




Descrição - Comprimento até 2,2 m em machos e 2,9 m em fêmeas. A coloração dorsal é composta de manchas pretas em forma de losangos, sobre um fundo castanho-claro ou castanho-escuro (B e C). Nos adultos as escamas dorsais são pontiagudas, lembram cascas de jaca (B), sendo um pouco mais lisas em juvenis (C). A região dorsal da cabeça é de cor castanha, com manchas pretas (D). Possui um par de faixas pretas laterais que se estendem dos olhos até o final da boca (A). Estão presentes dois grandes orifícios, as fossetas loreais, entre os olhos e as narinas. Estas estruturas são utilizadas para percepção térmica (A). O ventre é branco ou creme, com manchas castanhas na região da cauda (E). A ponta da cauda possui escamas eriçadas e uma escama enrolada na extremidade, que lembra um pequeno esporão (F). Os olhos são castanho-avermelhados e as pupilas verticais (A).


Espécies semelhantes - Pode ser confundida com Bothrops atrox, mas as manchas dorsais em forma de losangos e as escamas pontiagudas a diferencia facilmente.


Comentários - Esta espécie é a única víbora ovípara no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário