...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

25 maio 2021

Aniliidae - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

Aniliidae


Esta família possui apenas uma espécie (Anilius scytanus (Anilius) com pelo menos dois morfotipos conhecidos, com distribuição restrita à região Neotropical.

O morfotithe que ocorre na região de Manaus é amplamente distribuído pela bacia Amazônica, e pode ser encontrado leste do Peru e Equador, norte da Bolivia, sul da Colômbia, norte do Brasil, Guiana Francesa e Venezuela.

Um morfotipo é atualmente conhecido apenas para o leste e sul da Venezuela.

A diferença entre os dois morfotipos está no número de escamas ventrais, (o morfotipo que ocorre em Manaus possui mais de 225 e o que ococorre na Venezuela, menos de 225) e na largura das faixas vermelhas e pretas (no morfotipo que ocorre em Manaus asfaixas vermelhas são mais largas que as pretas, no morfotipo da Venezuela as faixas negras são mais largas). 

Devido a esse padrão de coloração, Anilius scytale é conhecida como cobra-coral, mas não é peçonhenta. 

O corpo é cilíndrico, com diâmetro uniforme, e as escamas são brilhantes e lisas. As escamas ventrais sãoligeiramente maiores do que as escamas dorsais. 

A cabeça não é destacado do pescoço e os olhossão pequenos, inseridos no centro de uma escamahexagonal. 

Na região de Manaus, A.scytale é frequentemente avistada na estação chuvosa, quando as galerias subterrâneasque habita ficam alagadas, forçando-a a se movimentar pela superfíciedo solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário