...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

COLuBRIDAE - Dipsadinae - Oxyrhopus vanidicus - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Oxyrhopus vanidicus





Descrição - Comprimento até 81 cm em machos e 1 m em fêmeas. O padrão dorsal é formado por sequências irregulares de faixas pretas, separadas por faixas brancas. Nas extremidades anterior e posterior dessas sequencias estão presentes faixas amarelas, de larguras variadas (B). O ventre é branco, com discretas manchas pretas e amarelas, que se tornam mais regulares no terço posterior do corpo, e podem formar anéis na região da cauda (D, E e F). A coloração do focinho e da região dorsal da cabeça é preta, com uma faixa amarelo-alaranjada em forma de “V”, que se estende até as laterais (A e C). Os olhos são grandes e pretos e as pupilas elípticas, mas pouco evidentes (A e C).


Espécies semelhantes - Em vista dorsal é semelhante à Cobra-coral verdadeira Micrurus hemprichii, mas pode ser facilmente diferenciada pelo ventre branco sem anéis bem definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário