...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 maio 2021

Chironius scurrulus - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

Chironius scurrulus 




Descrição: Comprimento até 2,3 m em machos e 2,4 m em fêmeas. Os jovens são verdes, tanto no dorso como no ventre (C), e gradativamente se tornam vermelhos na medida em que crescem (D). Quando eles atingem cerca de 70 cm de comprimento, as escamas desenvolvem manchas avermelhadas que gradativamente se tornam mais densas ao longo do corpo (D). Os adultos têm coloração dorsal marrom-avermelhada, com escamas levemente manchadas de preto na parte de cima do pescoço e da cabeça (A). O ventre é vermelho-alaranjado mais claro que o dorso (E). As íris têm uma sombra escura sobre um fundo dourado, resultando em um aspecto acinzentado (A). As pupilas são pretas e redondas (A).

 

Espécies semelhantes: Indivíduos jovens podem ser confundidos com Philodryas viridissima, mas esta espécie possui olhos avermelhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário