...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

25 maio 2021

ANILIIDAE - Anilius scytale - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

ANILIIDAE

Anilius scytale



 

DESCRIÇÃO -Comprimento até 81 cmem machos e 1,2 m em fêmeas. A coloração dorsal é formada por faixas vermelho-alaranjadas e pretas (B). As escamas dorsais são ligeiramente maiores que as escamas ventrais, e têm formato hexagonal.

 

A cabeça é vermelho-alaranjada com um anel preto na altura dos olhos (A e C).

 

Os olhos são pequenos em relação à cabeça e as pupilas redondas (A). No ventre a coloração é amarelo-creme, com faixas pretas. Algumas dessas faixas podem se fusionar, formando anéis (D). As escamas ventrais não ocupam toda a largura do ventre. A cauda é curta e possui

a mesma coloração do restante do corpo na superfície superior, enquanto as escamas subcaudais (região ventral da cauda) apresentam manchas vermelho-alaranjadas, sendo a extremidade da cauda totalmente vermelho-alaranjada (D).

 

ESPÉCIES SEMELHANTES - Pode ser confundida com Cobras-corais verdadeiras do gênero Micrurus, mas é facilmente diferenciada pela coloração ventral amarelo-creme. 


Além disso, as escamas ventrais das Corais verdadeiras ocupam toda a largura do ventre. Nenhuma Coral verdadeira na região de Manaus possui apenas faixas pretas e vermelhas.

Um comentário: