...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2021

Drymoluber - dichrous - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

Drymoluber dichrous




DESCRIÇÃO - Comprimento até 1,3 m em machos e 1 m em fêmeas. Em adultos a coloração dorsal é verde-escura ou marrom (B). As escamas labiais são brancas (A e B). No ventre, a coloração muda gradativamente de branca na região da cabeça para amarela em direção à cauda (E). A coloração dorsal em juvenis muda com a idade. Nascem com o dorso de cor vermelha-escura com bandas transversais castanhas ou brancas, circundadas por algumas escamas mais escuras, e a cabeça é manchada de marrom-avermelhada, intercalada com manchas acinzentadas (C). Os jovens apresentam coloração escura com bandas creme distribuídas por todo o dorso e cabeça manchada de marrom-escuro, intercalada com manchas acinzentadas (D). Em ambos os padrões as escamas supralabiais e do pescoço são brancas (C e D). A cor do ventre dos jovens é branca na região anterior e mais escura na região posterior (F). As íris são douradas na parte superior e marrom-avermelhadas na parte inferior, com um círculo interior vermelho. As pupilas são pretas e redondas (A).


ESPÉCIES SEMELHANTES - Adultos podem ser semelhantes a adultos de Clelia clelia, mas esta possui coloração dorsal preta brilhante uniforme e ventre branco.


Juvenis podem ser confundidos com juvenis de Mastigodryas boddaerti, mas esta se diferencia por apresentar bandas transversais marrom-escuras irregulares sobre o dorso, e ventre todo branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário