...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2021

Pseustes sulphureus - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Colubrinae

Pseustes sulphureus





DESCRIÇÃO - Machos e fêmeas podem ter mais de 2 m de comprimento. O dorso é verde-amarelado a marrom-esverdeado (A e B), com manchas escuras transversais que se distribuem ao longo do corpo, e se tornam mais largas e mais próximas entre si a partir da metade posterior do corpo (B). As escamas do dorso são fortemente quilhadas e possuem manchas pretas nas extremidades (B e C). A pele entre as escamas é amarela (D). O ventre é amarelo-esverdeado (D). A cabeça é esverdeada, mais escura na região dorsal e mais clara nas escamas labiais (A e C). Os olhos são escuros e as pupilas redondas (A).


Quando ameaçada eleva o corpo e infla a região do pescoço (D).


ESPÉCIES SEMELHANTES - Diferencia de Spilotes pullatus por não possuir faixas pretas no ventre e possuir escamas fortemente quilhadas. Pseustes poecilonotus não possui manchas escuras transversais ao longo do dorso.

Um comentário: