...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

COLuBRIDAE - Dipsadinae - Atractus torquatus - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Atractus torquatus





DESCRIÇÃO - Comprimento até 63 cm em machos e 75 cm em fêmeas. A coloração dorsal varia em diversas tonalidades de marrons: marrom-escura (A), marrom-avermelhada (B) ou marrom-esverdeada (C). Podem estar presentes pequenas manchas dorsais pretas bem visíveis, distribuídas ao longo do corpo (B) ou podem ser menos evidentes ou ausentes (C e D). Apresenta um colar nucal preto bem evidente (E), menos perceptível em exemplares com coloração mais escura (A e D). Lateralmente, a cabeça é amarela ou creme (A e B), e em vista dorsal estão presentes manchas pretas na altura dos olhos (E). O ventre é creme, e ode ser mais escuro nas regiões da cabeça e da cauda (F). A íris é levemente avermelhada e as pupilas arredondadas (A).

 

ESPÉCIES SEMELHANTES - Padrões mais escuros de coloração podem ser confundidos com Clelia clelia, mas podem ser diferenciados pelas manchas na cabeça (ausência de manchas amarelas ou creme nas laterais em C. clelia, presentes em A. torquatus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário