...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

31 maio 2021

GRUPO III (ACIDENTE LAQUÉTICO) - Surucucu-Bico-de-Jaca (Lachesismuta) - Campus Floresta Universidade Federal do Acre – UFAC

GRUPO III (ACIDENTE LAQUÉTICO)

São acidentes ofídicos causados pela surucucu-bico-de-jaca (Lachesismuta), tambémconhecida como surucucu-pico-de-jaca, surucutinga, surucucu e bico-de-jaca. Esta espécie ocorre na Amazônia e na Mata Atlântica, da Paraíba até o norte do Rio de Janeiro. É a maior espécie de cobra venenosa da América do Sul, podendo chegar a 3,5 metros de comprimento.

Quando forma o bote, pode formar dois “S” com o corpo, podendo assim o bote atingir umadistância maior do que 50% do comprimento da serpente.

Entretanto, aagressividade dessa serpente existe mais na imaginação e temor das pessoas do que no comportamento do animal. Produz em uma extração uma média de 200mg de veneno liofilizado.

Esta espécie é responsável por cerca de 1,4% dos acidentes ofídicos. Entretanto, esta porcentagem pode ser maior, pois na Amazônia muitoscasos não são notificados ou devidamente documentados.

A letalidade registrada para o acidente laquético é de 0,9%, cerca de três vezes mais letal do que o botrópico e metade da letalidade do crotálico.


Figura 18: Surucucu-Bico-de-Jaca (Lachesismuta). Foto por Paulo S. Bernarde.

 

Figura 19: Surucucu-Bico-de-Jaca (Lachesismuta). Foto por Paulo S. Bernarde.

 

ATIVIDADES PRINCIPAIS DO VENENO

Proteolítica (atividade inflamatória aguda), hemorrágica, coagulante e neurotóxica.

 

SINTOMAS DA VÍTIMA

Semelhante ao acidente causado porjararacas (Bothrops) com dor, edema e equimose (que pode progredir para todo membro acometido), formação de bolhas, gengivorragia e hematúria.

 

Difere do acidente botrópico devido ao quadroneurotóxico:

- bradicardia;

- hipotensão arterial;

- sudorese;

- vômitos;

- náuseas;

- cólicas abdominais;

- distúrbios digestivos (diarréia).

A vítima poderá falecer por insuficiência renal aguda.

 

A diferenciação do envenenamento laquético do botrópico é relativamente mais difícil devido a semelhança entre os sintomas, caso a serpente causadora não tenha sido capturada e levada até o hospital.

Entretanto, os sintomas relacionados com a ativação do sistema nervoso autônomoparassimpático (exclusivos do acidente laquético) seriam evidentes e precoces para diagnosticar e realizar o tratamento específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário