...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

31 maio 2021

CONFUSÃO COM OS NOMES POPULARES - Campus Floresta Universidade Federal do Acre – UFAC

CONFUSÃO COM OS NOMES POPULARES


Poucas vítimas levam até o hospital a serpente causadora do acidente, sendo que o reconhecimento do gênero causador se faz pelo diagnóstico clínico (observação dos sintomas) na maioria das vezes. Nota-se aqui o perigo de confusão com os nomes populares e a associação destes com os nomes científicos.


Uma mesma espécie pode ter mais de um nome popular (ex. Bothropsatrox e B. moojeni podem ser chamadas de jararaquinha-do-rabo-branco, jararaca e jararacão de acordo com o tamanho do espécime).


Outro exemplo é que em várias regiões da Amazônia é conhecida como jararaca, mas no Estado do Acre recebe o nome de surucucu, e o nome surucucu é usado em algumas regiões para designar a Lachesismuta. No Amazonas é conhecida também como combóia.


A serpente Bothropsbilineatus é conhecida como bico-de-papagaio e papagaia, dependendo da região e, esses mesmos nomes populares são usados também para designar uma espécie não-peçonhenta (Coralluscaninus), que também apresenta coloração verde e o hábito arborícola.


No Estado do Acre não ocorre a cascavel (Crotalusdurissus), entretanto, eventualmente a surucucu-bico-de-jaca (Lachesismuta) é chamada de cascavel pelas populações da floresta (ribeirinhos e seringueiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário