...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

COLuBRIDAE - Dipsadinae - Xenodon rabdocephalus - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Xenodon rabdocephalus




Descrição - Comprimento até 75 cm em machos e 87 cm em fêmeas. A coloração dorsal é formada por combinações de diferentes tons de marrom, que se distribuem ao longo do corpo em faixas irregulares (B) ou em formato de “X” (C). Geralmente as faixas marrons de tons mais escuros estão separadas por faixas ou linhas marrom-claras ou creme (B e C). As escamas dorsais são lisas. A região dorsal da cabeça é marrom-escura, e uma faixa lateral creme está presente acima dos olhos. Esta faixa pode ser delimitada por linhas pretas (A e B). O ventre é creme, com desenhos pretos que variam entre pontos irregulares, manchas que podem se unir formando faixas irregulares e linhas estreitas entre as escamas (E). Jovens podem ser levemente avermelhados (D). As íris são douradas com pontos pretos, e as pupilas são redondas (A e B).


Espécies semelhantes - Difere de Bothrops atrox pelas escamas dorsais lisas (quilhadas em B. atrox), pupilas redondas (elípticas em B. atrox) e ausência de fossetas loreais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário