...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

COLuBRIDAE - Dipsadinae - Taeniophallus nicagus - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Taeniophallus nicagus




Descrição - Comprimento até 46 cm em machos e fêmeas. O dorso tem coloração castanha na porção anterior do corpo e se torna gradativamente marrom-avermelhado em direção à cauda (A e B). Ao longo da região vertebral está presente uma faixa preta de bordas em zigue-zague (B). Pares de manchas arredondadas de coloração castanho-clara se distribuem lateralmente, iniciando no pescoço e desaparecendo gradativamente em direção à cauda (A e B). O ventre é amarelo, exceto na região da cabeça e pescoço, onde é esbranquiçado com manchas amarelas e pontos pretos distribuídos irregularmente (E). A cabeça é marrom, com uma faixa preta triangular na região da nuca (C) e as escamas labiais são brancas (D). As íris possuem uma faixa dourada em posição superior, e as pupilas são redondas (A e D).


Espécies semelhantes - Taeniophallus brevirostris difere por não possuir pares de manchas castanho-claras na região do pescoço, e possui o ventre branco na maior parte do corpo e preto na região da cabeça. Liophis reginae possui coloração verde no primeiro terço do dorso e não possui pares de manchas castanho-claras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário