...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

COLuBRIDAE - Dipsadinae - Dipsas aff. catesbyi - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Dipsas aff. catesbyi




DESCRIÇÃO - Comprimento estimado em até 70 cm. A coloração do dorso iniciando no focinho é formada por faixas transversais irregulares pretas intercaladas por faixas castanhas (B). Nas laterais, próximo às escamas ventrais, as bordas das faixas castanhas são brancas (A e C), mais evidentes na região do pescoço (B e C). um colar castanho-alaranjado em forma de ferradura está presente na região nucal (B e C). As escamas abaixo dos olhos são pretas (A). O ventre é branco, com faixas pretas intercaladas nas laterais e algumas faixas distribuídas irregularmente (D). Os olhos são pretos e as pupilas elípticas são pouco aparentes (A e C).


ESPÉCIES SEMELHANTES - Imantodes cenchoa difere por possuir olhos grandes, saltados e castanho-claros, além de possuir manchas marrom-escuras sobre um fundo castanho na região dorsal da cabeça. Leptodeira annulata difere por apresentar olhos vermelhos e manchas pretas que se fundem, formando uma linha dorsal em zigue-zague na região vertebral.


COMENTÁRIOS - Essa espécie foi tratada como Dipsas pavonina em Martins & Oliveira (1999) e Dipsas catesbyi em Fraga et al. (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário