...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

Elapidae Elapidae - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

Elapidae Elapidae




A família Elapidae inclui as espécies de cobras mais venenosas do mundo, como as Mambas, Corais, Najas e Cobras marinhas. A família é subdividida em três subfamílias amplamente distribuídas. As subfamílias Hydrophiinae e Laticaudinae são marinhas e apresentam 20 gêneros, distribuídos em águas tropicais da costa oeste das Américas (gênero Pelamis), sudeste da Ásia, costa leste da África e arquipélago Indo-Australiano.


A subfamíilia Elapinae (Najas, Mambas e Cobras-corais) possui 43 gêneros e 295 espécies, distribuídas pelas Américas, África, Ásia e Oceania. Os elapídeos produzem neurotoxinas que são inoculadas por meio de dois dentes (ou presas) fixos, localizados na região anterior da boca. A maior cobra peçonhenta do mundo, a Naja-real Ophiophagus hannah, que pode medir mais de 5 m de comprimento, é um elapídeo. No Brasil, a família Elapidae é exclusivamente representada pelas Cobras-corais verdadeiras, distribuídas nos gêneros Leptomicrurus e Micrurus. Estas cobras geralmente possuem chamativas e contrastantes, como preto, branco, vermelho ou amarelo,que formam anéis distribuídos ao longo de todo o corpo, mas algumas espécies possuem coloração mais críptica.


Geralmente são calmas, e raramente mordem humanos.

 

Ocorre apenas o gênero Micrurus na região de Manaus, representado por cinco espécies:

- Micrurus averyi;

- Micrurus hemprichii;

- Micrurus lemniscatu;

- Micrurus spixii;

- Micrurus surinamensis.

 

Estas espécies possuem padrão de coloração do corpo típico de Corais, com anéis pretos, vermelhos e brancos, exceto M. hemprichii, que não possui anéis vermelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário