...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

COLuBRIDAE - Dipsadinae - Hydrodynastes gigas - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Hydrodynastes gigas




Descrição -Comprimento até 2,5 em machos e fêmeas. Em geral o dorso é marrom, com faixas irregulares negras na região posterior do corpo (A e B). A coloração marrom pode variar entre tons mais esverdeados. Na porção anterior do corpo está presente uma faixa preta dos olhos até a altura do pescoço (A). A cabeça é castanho-escura, com faixas pretas laterais e escamas infralabiais de coloração creme (A). O ventre é creme, com séries de três manchas arredondadas pretas em cada escama no primeiro terço do corpo; no segundo terço do corpo, o ventre creme apresenta duas manchas pretas nas extremidades de cada escama, e manchas pretas menores no centro de cada escama; no terceiro terço do corpo, o ventre creme apresenta manchas pretas apenas nas extremidades de cada escama (C). A região ventral da cauda é preta, com pequenas manchas creme irregularmente distribuídas (C). Os olhos são pretos e as pupilas redondas (A).


Espécies semelhantes -Algumas pessoas em comunidades ribeirinhas da Amazônia podem confundir essa espécie com a Surucucu-pico-de-jaca Lachesis muta, mas difere por não possuir fossetas loreais nem escamas dorsais pontiagudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário