...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

COLuBRIDAE - Dipsadinae - Clelia clelia - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Clelia clelia


 



DESCRIÇÃO -Comprimento até 2,3 m em machos e fêmeas. Em adultos o dorso é preto brilhante uniforme da cabeça à cauda (A e B), com escamas labiais e ventrais brancas (A, D e F). As escamas na região ventral da cauda possuem as bordas levemente manchadas de preto (F). Em juvenis as escamas do dorso são vermelhas, sem manchas pretas em suas extremidades (C); a cabeça e o pescoço tem coloração preta, interrompida por uma faixa branca larga (C e E). Os olhos são pretos em adultos e juvenis, e as pupilas semi-elípticas, mas pouco perceptíveis (A).

ESPÉCIES SEMELHANTES -Os juvenis são muito semelhantes a Drepanoides anomalus e jovens de Pseudoboa coronata. Drepanoides anomalus difere por apresentar bordas pretas nas escamas dorsais vermelhas; enquanto P. coronata difere porque a faixa branca no pescoço é mais estreita, e as escamas subcaudais são simples (pareadas em C. clelia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário