...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

COLuBRIDAE - Dipsadinae - Leptophis ahaetulla - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Leptophis ahaetulla




Descrição - Comprimento até 1,5 m em machos e 1 m em fêmeas. O corpo é longo e delgado, muito semelhante a um cipó (A, B e D). A região dorsal é verde-metálica, com uma faixa lateral amarelo-ouro, desde a cabeça até o terço anterior do corpo (B). No restante do corpo a região dorsal é verde e se torna gradativamente marrom em direção à cauda. A região ventral é branca no terço anterior, e se torna gradativamente mais escura em direção à cauda (D). A cabeça é bem destacada do pescoço, de cor verde na região dorsal (C), branca nas laterais e nas escamas supralabiais (A e B). Sobre essas escamas, está presente um par de faixas pretas que se estendem para região posterior, na altura dos olhos (A e B). Os olhos são grandes e as íris são amarelas, com duas manchas escuras nas extremidades. As pupilas são pretas e redondas (A e B). Quando ameaçada, esta espécie pode mostrar a mucosa bucal (B) e expandir os ossos da cabeça (C).


Espécies semelhantes - O corpo delgado e verde-metálico, com faixa amarelo-ouro distingue essa espécie de todas as outras que ocorrem em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário