...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

31 maio 2021

CARACTERÍSTICAS DOS ACIDENTES - GRUPO I (ACIDENTE BOTRÓPICO) - Bothrops e Bothrocophias - - jararaca - caiçaca - jararacuçu - cotiara - jararaca-pintada - urutu-cruzeiro - jararaca-bicuda - bico-de-papagaio - papagaia - ATIVIDADES PRINCIPAIS DO VENENO - Sintomas da vítima - Campus Floresta Universidade Federal do Acre – UFAC

CARACTERÍSTICAS DOS ACIDENTES

 

GRUPO I (ACIDENTE BOTRÓPICO):


São acidentes ofídicos causados por serpentes pertencentes aos gêneros Bothrops e Bothrocophias, são conhecidas popularmente como:

- jararaca;

- caiçaca;

- jararacuçu;

- cotiara;

- jararaca-pintada;

- urutu-cruzeiro;

- jararaca-bicuda;

- bico-de-papagaio;

- papagaia.


Os juvenis de algumas espécies apresentam a porção final da cauda clara e desprovida de escamas e recebem o nome de jararaquinha do rabo branco.

Espécies do gênero Bothrops (25 espécies) são encontradas por todo país, enquanto que Bothrocophias(1 espécie) apenas na Amazônia, são responsáveis por cerca de 90 ,5% dos acidentes ofídicos.

A letalidade do acidente botrópico é de 0,3%. A maior espécie é a jararacuçu (B. jararacussu) da Mata Atlântica e Floresta Estacional do Sul e Sudeste, podendo atingir 1,8 m de comprimento e seus dentes inoculadores com até 2,5cm de comprimento, pode numa extração de veneno ser obtido 1.670mg (6,7ml) de veneno liofilizado.


Figura 9: Surucucu ou jararaca (Bothropsatrox). Foto por Paulo S. Bernarde.


Figura 10: Juvenil de Surucucu ou jararaca (Bothropsatrox). Foto por Paulo S. Bernarde.


Figura 11: Surucucu ou jararaca (Bothropsatrox). Foto por Paulo S. Bernarde.


Figura 12: Juvenil de Surucucu ou jararaca (Bothropsatrox). Foto por Paulo S. Bernarde.


Figura 13: Jararaca (Bothropsbrazili). Foto por Paulo S. Bernarde.


Figura 14: Juvenil de Jararaca-pintada (Bothropsmattogrossensis). Foto por Paulo S. Bernarde.


Figura 15: Jararaca-verde, Bico-de-papagaio ou Papagaia (Bothropsbilineatus). Foto por Paulo S. Bernarde.


Figura 16: Jararaca-verde, Bico-de-papagaio ou Papagaia (Bothropsbilineatus). Foto por Paulo S. Bernarde.


ATIVIDADES PRINCIPAIS DO VENENO

Proteolítica (atividade inflamatória aguda), coagulante e hemorrágica.


SINTOMAS DA VÍTIMA

Dor,sangramento no local da picada, edema (inchaço) no local da picada, podendo evoluir por todomembro.

Hemorragias (gengivorragia, hematúria, sangramento em ferimentos recentes). Equimose, abscesso, formação de bolhas e necrose.

A hipotensão e o choque periférico são observados em acidentes graves e são devidos à liberação de mediadores vasoativos. Ocorre aumento do tempo de coagulação sanguínea. A vítima pode falecer devido insuficiência renal aguda.

A vítima também poderá ter infecção secundária por bactérias que são encontradas na flora bucal da serpente.

Esses sintomas podem variar e nem todos estarem presentes devido a particularidades da vítima, quantidade de veneno inoculada, espécie causadores, dentre outros fatores, sobre aspectos epidemiológicos, classificação e variação dos acidentes,sobre acidentes botrópicos em crianças, sobrecomparação de acidentes botrópicos entre adultos não idosos e idosos, sobreos aspectos clínicos de acidentes com Bothrops jararaca, filhotes e adultas.

Sobre a dosagem de soro antibotrópico na reversão do envenenamento, sobre insuficiência renal aguda, o relato de um caso de criança vítima de B. moojeni com lesão ocular,  sobre fatores no prognóstico de amputação, sobre infecções por bactérias em acidentes botrópicos e sobre flora bacteriana oral em B. jararaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário