...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 maio 2021

Chironius fuscus - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

Chironius fuscus

 


DESCRIÇÃO - Comprimento até 1,6 m em machos e 1,5 m em fêmeas. A coloração das escamas na maior parte do dorso é marrom, mais avermelhada na região do pescoço (A e F). 

Duas faixas pretas estão presentes ao longo da região vertebral (B). 

As escamas vizinhas à coluna vertebral possuem quilhas bastante evidentes, que formam uma saliência longitudinal do pescoço à região da cloaca (E). 

A região ventral da cabeça é branca, e escurece gradativamente até se tornar preta na região da cauda (C). 

As margens das escamas ventrais podem ser avermelhadas. 

A região dorsal da cabeça é marrom (C) e as laterais são avermelhadas, com duas faixas pretas na região posterior dos olhos, mais evidentes em adultos (A e C). 

As íris são douradas a marrom-escuras e as pupilas são redondas. Quando ameaçada, esta espécie costuma inflar a região do pescoço (F).

 

ESPÉCIES SEMELHANTES -Jovens podem ser confundidos com Dendrophidion dendrophis, mas diferem pela combinação dos seguintes caracteres:

cor avermelhada na região do pescoço, duas faixas pretas sobre a linha vertebral, e ventre escurecendo gradativamente da cabeça até a cauda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário