25 maio 2021

Como utilizar este guia na Reserva Ducke - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

Como utilizar este guia


Este guia enfoca principalmente as cobras que ocorrem na Reserva Ducke, mas inclui algumas espécies que, embora não tenham sido registradas no interior da Reserva, são conhecidas para a região de Manaus. Novas espécies continuam a ser registradas, então algumas espécies conhecidas para a região de Manaus possivelmente ocorrem na Reserva.


Figura 35 - A Reserva Ducke está inserida em importantes programas federais de pesquisa, e por isso tem ótima estrutura para receber pesquisadores. Este mapa mostra parte do sistema de trilhas do Programa de Pesquisas em Biodiversidade – PPBio, em forma de uma grade de 25 km2. Os círculos amarelos são parcelas permanentes para coletas de dados em estudos de animais, plantas e características da paisagem, como solo e água subterrânea.


A maneira mais fácil de utilizar este guia é olhar cuidadosamente as fotos a procura de espécies semelhantes a que você viu, e checar outras espécies no tópico “Espécies semelhantes”.


A contagem de escamas ao longo do corpo tem sido a principal ferramenta utilizada pelos pesquisadores para diferenciar espécies (Figura 36), mas é difícil fazer isso em campo, e impossível sem manusear a cobra.


Para facilitar a identificação de espécies, procuramos na medida do possível, fornecer características mais fáceis de serem observadas, com detalhes fotográficos para cada espécie.



Figura 36 - Conhecer nomes, posições e contagem de escamas de cobras pode ser bastante útil para diferenciar espécies. Mas requer experiência, além de captura e manuseio do animal.


Caso reste alguma dúvida, você pode utilizar a chave de campo para identificação de espécies, por meio de cores e formas.


Se você deseja detalhes técnicos e identificação taxonômica mais apurada, pode ainda utilizar a chave morfológica, mas para isso é necessário ter a cobra em mãos e familiaridade com nomes e posições de escamas.


Apresentamos um mapa da distribuição geográfica atualmente conhecida para cada espécie, mas alertamos para o fato de que as amplitudes de distribuição podem ser maiores do que as apresentadas.


O fato de uma espécie não ter sido encontrada por pesquisadores em determinada região, não significa necessariamente que ela esteja ausente.


Diversas espécies de cobras são relativamente difíceis de serem encontradas, devido à camuflagem eficiente ou hábitos crípticos de vida.


E muitos lugares ainda não foram cientificamente explorados, especialmente na Amazônia.


Fornecemos descrições das espécies com ênfase em características úteis para diferenciar espécies semelhantes, e informações gerais sobre hábitos de vida, alimentação, reprodução e comportamento defensivo.


Essas informações foram compiladas a partir dos principais artigos científicos disponíveis para o tema, além de observações em campo.


Se você deseja aprofundamento técnico sobre cobras da região de Manaus e uma relação bibliográfica mais completa, sugerimos a leitura de Martins e Oliveira (1999).


Encontrar cobras na natureza pode ser uma tarefa difícil e por isso algumas espécies são pouco conhecidas em relação a sua biologia e história natural.


Algumas informações que apresentamos neste guia podem estar incompletas ou mesmo erradas, sobretudo para as espécies menos frequentemente encontradas por pesquisadores.


Esse conhecimento pode ser refinado apenas com o progresso da ciência, mas isso pode levar anos, décadas, ou até mesmo séculos.


O principal objetivo deste guia é apresentar as cobras da região de Manaus a um público bastante variado, formado por biólogos, pesquisadores, estudantes, professores, turistas e qualquer pessoa interessada.


Por isso evitamos na medida do possível a utilização de termos técnicos.


Alertamos que cobras são animais silvestres, e, portanto, protegidos pela legislação ambiental brasileira.


Qualquer atividade envolvendo captura deve ser informada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) para obtenção das licenças pertinentes.


Caso você deseja observar ou coletar cobras em áreas protegidas, deverá ainda consultar o órgão ou instituição gestora da reserva. No caso da Reserva Ducke, deverá solicitar autorização ao INPA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário