...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2021

COLuBRIDAE -› Dipsadinae - Apostolepis sp. - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

COLuBRIDAE › Dipsadinae

Apostolepis sp.

 



DESCRIÇÃO - Comprimento até 40 cm em machos e fêmeas. A coloração do dorso é composta por cinco linhas longitudinais marrom-escuras, que se estendem do pescoço até quase o final da cauda, sobre fundo marrom-claro: uma central sobre a coluna vertebral, duas laterais mais suaves, e duas mais largas, posicionadas perto da região ventral (A e B). O final da cauda é preto, com a ponta amarela ou creme, tanto no dorso como no ventre (B e D). A cabeça é marrom-escura, coberta por escamas manchadas irregularmente de marrom-escuro e marrom-claro, e o focinho possui escamas marrom-claras bordejadas de preto (C). Possui duas manchas brancas circulares, uma abaixo dos olhos e a outra na região do pescoço (A e D). O ventre é amarelo-creme (E). Os olhos são pretos e as pupilas quase invisíveis (A).


ESPÉCIES SEMELHANTES - Pode ser confundida com Tantilla melanocephala, mas difere por ter cauda em coloração mais escura que o corpo (mesma cor em T. melanocephala).


COMENTÁRIOS - Esta espécie é pouco conhecida em relação à alimentação e reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário