...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2021

VIPERIDAE - Bothrops atrox - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

VIPERIDAE

Bothrops atrox




Descrição - Comprimento até 1 m em machos e 2,1 m em fêmeas. As escamas dorsais são imbricadas e quilhadas (B e C). A coloração dorsal é altamente variável, com tonalidades entre castanho, marrom e cinza, e a presença de manchas escuras que formam desenhos triangulares. Essas manchas geralmente apresentam as bordas mais claras (A, B e C). Indivíduos jovens podem ter um padrão mais manchado, e a ponta da cauda é branca (D). A região dorsal da cabeça possui a mesma coloração do corpo, e as escamas labiais podem ser brancas, amarelas ou manchadas de marrom-escuro em jovens (A, B, C e D). Uma faixa transversal mais escura que a coloração predominante se estende da região dos olhos até o fim da cabeça. Estão presentes dois orifícios grandes, as fossetas loreais, localizadas entre os olhos e as narinas (A, B, C e D). A coloração do ventre também varia muito, pode ser amarela com poucas (E) ou muitas manchas escuras (F), branca com manchas escuras difusas (G) ou bem demarcadas (H), ou ainda cinza com manchas brancas (I). Os olhos são castanhos, com muitos pontos escuros diminutos, e as pupilas são elípticas (A).


Espécies semelhantes - Pode ser confundida Xenodon rabdocephalus, mas esta não possui fossetas loreais, e possui pupilas redondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário