07 junho 2022

Capacete para bombeiros - Casco rígido - Copa - Aba - Suspensão - Carneira - Coroa - Tira absorvente de suor - Tira de nuca - Jugular - EPI - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

- Capacete para bombeiros - É um dispositivo de uso individual utilizado pelo bombeiro, destinado à proteção da cabeça contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança e saúde no trabalho, bem como qualquer complemento ou acessório destinado a esse objetivo, sendo constituído essencialmente por casco rígido e suspensão.

 

▪ Casco Rígido - Parte rígida do Capacete, formada por copa e aba, devendo constituir-se de peça única e sem emendas. O material utilizado na fabricação do casco deve ser possuir resistência a impacto, inflamabilidade, eletricidade, penetração e à absorção de água; mantendo sempre sua forma original.

 

- Copa - É a parte superior do Casco, devendo possuir dispositivo de redução de impacto do tipo “quebra telha”. Este dispositivo deverá ser injetado juntamente com o próprio casco.

 


- Aba - É a extensão do casco que se prolonga para fora e a longo de todo o seu perímetro, destinada a desviar do tronco do usuário objetos que escorreguem pela copa. A aba não deve provocar atritos com a região cervical.

 

- Suspensão - É a armação interna do capacete, constituída de carneira e coroa com a finalidade de amortecer impactos contra a cabeça do usuário.

 

- Carneira - Parte da suspensão que circunda a cabeça, devendo ser removível e proporcionar o ajuste imediato do tamanho, mesmo estando vestido na cabeça do usuário. Possui sistema de regulagem da circunferência aos diversos tamanhos de cabeça.

 

- Coroa - Conjunto de tiras ou outros dispositivos que, repousados sobre a cabeça, destina-se à absorção da energia do impacto. A coroa deve constituir suporte que mantenha o casco afastado da cabeça do usuário. A fixação da coroa ao casco deve ser feita através de sistema que garanta o ajuste, impedindo que a suspensão se solte facilmente durante a utilização do capacete.

  

Complementos:

 - Tira Absorvente de Suor -Tira acoplada à carneira, revestida de material absorvente, que fica em contato com a testa. Deve ser confeccionado em material acolchoado, atóxico, devendo ser removível;

 

- Tira de Nuca - Tira ajustável da carneira, ligada a catraca que, passando pela nuca, abaixo do osso occiptal, auxilia a fixação do capacete à cabeça.

 

- Jugular -Tira ajustável que, passando sob o queixo, auxilia a fixação do capacete à cabeça.

 

 

Observação

 

Todo capacete deve ser identificado, na parte inferior da aba, de modo indelével e de fácil leitura, mesmo com a suspensão montada, contendo as seguintes informações:

 - nome ou marca industrial do fabricante;

- classe;

- mês e ano de fabricação;

- número do Certificado de Aprovação – Ministério do Trabalho;

- número de identificação individual de cada capacete.




Nenhum comentário:

Postar um comentário