...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

09 junho 2022

Propriedades extintoras - Abafamento - Resfriamento - Proteção contra radiação - Quebra da cadeia de reação - A interferência do PQS nas reações dos radicais livres se faz de duas maneiras - EXTINTORES - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

2.5.4 – Propriedades extintoras

 

Suas várias propriedades extintoras, devidamente combinadas, transformam o PQS em um eficiente agente extintor para quase todas as classes de incêndios.

 

a) Abafamento - Quando aquecido, o bicarbonato libera dióxido de carbono e vapor de água, auxiliando na ação extintora do PQS (se completamente decomposto, o PQS produzirá apenas 26% de seu peso em CO2). O pó apresenta a característica, quando aquecido, de criar um resíduo fundido e pegajoso formando uma camada selante na superfície do combustível, isolando-o do comburente.

 

b) Resfriamento - A capacidade de extinção por resfriamento é menor no PQS. Estudos comprovam que o PQS com 95% ou mais de bicarbonato de sódio absorve 259 calorias por grama, e o bórax com 2% de estearato de zinco absorve 463 calorias por grama.

 

c) Proteção Contra Radiação - O PQS possui pouca eficiência quanto à proteção contra radiação. Sua descarga de póproduz uma nuvem entre a chama e o combustível, protegendo o mesmo por algum tempo do calor.

 

d) Quebra da Cadeia de Reação - A principal e mais importante propriedade extintora do PQS é a sua capacidade de quebrar a cadeia de reação da combustão, impedindo que os radicais livres reajam entre si, dando continuidade à reação. A presença de PQS interfere nos radicais livres (CH3, OH, O e H) produzidos no início da cadeia, impedindo as reações da propagação.

  


A interferência do PQS nas reações dos radicais livres se faz de duas maneiras:

 

a) Pela combinação dos radicais livres com as partículas do PQS, através da diminuição do seu tamanho médio e, consequentemente, o aumento de sua superfície ativa;

 

b) Pela formação de espécies químicas capazes de reagir com os radicais livres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário