...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

09 junho 2022

Extintores de Pó Químico Seco a Pressurizar - EXTINTORES DE INCÊNDIO - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

3.1.8.2 - Extintores de Pó Químico Seco a Pressurizar

 

a) Portáteis - Extintores portáteis de pó químico a pressurizar são providos de uma tampa de alumínio fundido e dotados de válvula de alívio. Sua pressurização é efetuada através de um cilindro contendo 80g de CO2. Válvula de pressurização do tipo abertura lenta, construída em latão forjado e dimensionada para funcionar a 18kgf/ cm2 provida de disco de segurança em bronze fosforoso, e seguindo as demais especificações do item anterior. Este tipo de extintor pode também ser encontrado com uma pistola na ponta da mangueira, com resistência mecânica igual à das ligas metálicas não ferrosas.

 

b) Sobre Rodas – O cilindro deste extintor segue as mesmas especificações dos extintores de baixa pressão. Possui tampa de alumínio ou latão fundido e dotado de válvula de alívio, sua capacidade pode variar de 20Kg a 70Kg e o alcance de seu jato varia de 10m a 12m. A pressurização é efetuada através de um cilindro de CO2 ou de N2 com massa de até 2.000g e pressão de serviço de 14Kgf/cm2 e de ruptura de 70 Kgf/cm2. Neste cilindro, é aclopada uma válvula de abertura lenta de latão laminado forjado, e provida de disco de segurança de bronze fosforoso. Para os modelos pressurizados com N2 há uma válvula reguladora depressão dotada de dispositivo de alívio, o que confere maior confiabilidade ao aparelho. As mangueiras utilizadas são de borracha ou de plástico com trama, e em sua extremidade existe uma válvula de descarga do tipo intermitente onde, para os modelos de 20Kg, 30Kg e 50Kg é construída em nylon, para os de capacidade de 70Kg e 100Kg a válvula é de alumínio fundido, conhecida como tipo metralhadora.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário