...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

09 junho 2022

Tipos de PQS - Base de Bicarbonato de Sódio - A base de Sais de Potássio - Tipo ABCD - EXTINTORES - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

2.5.5 – Tipos de PQS

 

a) À Base de Bicarbonato de Sódio - Os pós a base de bicarbonato de sódio são eficientes na extinção de incêndios Classe B e C, especialmente em óleos e gorduras, pois ele reage formando uma espécie de sabão na superfície do combustível. Apesar de eficiente em Classe C, o pó em maquinários pode provocar danos nos equipamentos devendo ser evitado o seu emprego. Para incêndios Classe A possui ação eficiente nas chamas, mas o seu pouco poder de resfriamento o torna não recomendado.

 

b) À Base de Sais de Potássio - Utilizados em incêndios Classe B, são duas vezes mais eficientes no combate a incêndios em líquidos inflamáveis, exceção a óleos e gorduras, que os sais de sódio, apesar de ter um fluxo no esguicho 10% menor. Para incêndios de Classes A e C os sais de potássio apresentam as vantagens e as mesmas contra-indicações que os pós a base de bicarbonato de sódio. Sua composição pode ser à base de bicarbonato de potássio, cloreto de potássio ou uréia bicarbonato de potássio.

 

c) Tipo ABC - A base de monofosfato de amônia, e também conhecido por “multipurpose”, age com as mesmas características do pó a base de sais de potássio em incêndios Classes B e C, com as mesmas vantagens e contra-indicações. Ao contrário dos outros, o pó ABC, apresenta considerável eficiência em incêndios de Classe A, pois quando aquecido se transforma em um resíduo fundido, aderindo à superfície do combustível e isolando-o do comburente. Os pós tipo ABC e a base de bicarbonato, quando acondicionados, não podem ser misturados, pois reagem entre si formando o CO2 e, consequentemente, elevando perigosamente a pressão interna do recipiente.

 

d) Para incêndios Classe D - Nos incêndios Classe D, também conhecidos como incêndios em materiais pirofóricos ou metais combustíveis, não é recomendável a utilização dos pós químicos comuns usados nas Classes A, B e C, mas sim os chamados pós químicos especiais. O pó químico especial é normalmente encontrado em instalações industriais, que utilizam estes tipos de metais ou em seus depósitos. Tendo em vista a peculiaridade dos diferentes materiais pirofóricos, agentes extintores específicos devem ser pesquisados para cada caso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário