...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

10 junho 2022

Comburente - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

1.1.1    – Comburente

 

É o elemento que proporciona vida às chamas, que ativa e intensifica o fogo. Como comburente natural existe o oxigênio, que é retirado do ar atmosférico ou oriundo da estrutura molecular de alguns compostos que são ricos em oxigênio, são eles o óxido de magnésio e a pólvora, entre outros, que, quando aquecidos, liberam oxigênio alimentando a própria combustão.

 

O oxigênio em si mesmo não é combustível, porém, sem ele nenhuma combustão é possível. É um gás inodoro, incolor e insípido, que pode ser obtido do ar (liquefação do ar) ou da água (decomposição elétrica da água).

 

Devida a extraordinária capacidade de reação do oxigênio puro, o emprego de lubrificantes combustíveis, como graxas e óleos, para lubrificação de equipamentos de oxigênio representa grande risco e deve ser evitado, pois, explodem à temperatura normal, se entrarem em contato com o oxigênio puro.

 

Outro comburente que se pode encontrar é o cloro (Cl2). É um gás mais pesado que o ar, de coloração amarelo-esverdeado, venenoso, corrosivo e largamente usado para tratamento e purificação da água, branqueamento e outros processos industriais. Não é inflamável, mas pode causar incêndio e explosões, pois em contato com determinadas substâncias, comporta-se como comburente semelhante ao oxigênio.

 

Este fenômeno ocorre principalmente em contato com a amônia, terebentina e metais pulverizados. Onde houver possibilidade de formação deste gás, deve-se ter cuidados especiais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário