...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

09 junho 2022

Eficiência do gás carbônico - EXTINTORES - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

2.3.4 – Eficiência do gás carbônico

 

a) Incêndios de classe A - Apesar de ser efetivo na extinção das chamas por abafamento, o gás carbônico torna-se ineficiente para incêndios Classe A, em função de sua falta de penetração e do pouco poder de resfriamento na superfície do combustível, permitindo sua reignição. Para contornar este problema, é necessária uma concentração de CO2 capaz de reduzir a concentração de O2 no ambiente para níveis abaixo de 6%, até o resfriamento total do combustível.

 

b) Incêndios de classe B - Em virtude do CO2 ser eficiente na ação de abafamento e ter razoável poder de resfriamento superficial, ele se transforma em um agente extintor eficaz em incêndios de Classe B. O único problema é cobrir a superfície do líquido combustível com gás em incêndios com grande área superficial e ambientes abertos.

 

c) Incêndios de classe C - O CO2 é o mais eficiente agente extintor para incêndio Classe C, pois não é condutor de corrente elétrica e não deixa resíduos que danificam equipamentos elétricos e eletrônicos.

 

d) Materiais que Contém Oxigênio - Os agentes oxidantes (nitrato de celulose, permanganato de potássio, etc) que contém oxigênio em sua estrutura, quando incendiados, não podem ser extintos por CO2, pois têm seu próprio suprimento de comburente.

 

e) Produtos Químicos Reagentes - Os produtos químicos reagentes (sódio, potássio, magnésio, titânio, zircônio e hidretos metálicos) têm a característica de de compor o dióxido de carbono, fazendo com que seu uso como agente extintor seja ineficaz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário