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11 junho 2022

Roda - Pneu - Rodas reforçadas e pneus sem câmara de ar - Airless - Veículo militar com pneus sem câmara de ar - Grupo de Resgate e Atenção às Urgências - GRAU

Roda e Pneus

Rodas reforçadas e pneus sem câmara de ar.

  


Airless

 

Talvez o elemento menos percebido quando se analisa uma viatura seja o conjunto de pneus e rodas, porém é um dos pontos mais cruciais de qualquer veículo. Os pneus, ao contrário do que pensa a maior parte das pessoas, não são todos iguais. Existem diversos tipos de compostos de borracha, para diversos tipos de uso que podem ser aplicados ao mesmo veículo.

 

Se tratando de um veículo com um uso extremo como é o caso da USA, não se pode colocar qualquer tipo de pneu. Diferentemente de uma viatura de polícia, que tem uso leve na maior parte de seu tempo operacional, pois consiste apenas em patrulhas, a Unidade de Suporte Avançado apenas é acionada em ocorrências consideradas graves, o deslocamento até o local deve ser feito com prioridade, o que significa velocidades elevadas e em muitos casos, manobras para cortar caminho e evitar obstáculos como trânsito. Isso envolve passagem por canteiros centrais de avenidas, vias não pavimentadas, e todo o tipo de terreno acidentado. Isso coloca sobre os pneus uma carga de stress que vai muito além do que foi originalmente projetado para suportar. Causando desgaste prematuro, além do risco de furar e/ou rasgar durante um deslocamento.

 

Este uso extremo da viatura é evidenciado na ocorrência atendida pela USA do Posto Casa Verde em Francisco Morato, onde uma garota de cerca de 8 anos estava parcialmente soterrada e presa entre escombros de sua casa que caiu em um deslizamento de terra (vide anexos para relato completo).

 

Com isso em mente, a solução mais adequada para este problema é a implementação de pneus airless, que são pneus que não são inflados. No lugar de ar, esta tecnologia conta com uma estrutura de borracha, similar a molas de feixe, que dão sustentação e absorvem impactos. Este tipo de pneu além de não furar, proporciona uma absorção de energia de impactos muito superior aos pneus convencionais, pois o ar age como uma mola, reagindo com a mesma velocidade e transferindo boa parte do impacto para o veículo, ocasionando solavancos e trepidações.

 

Fig. 36- Veículo militar com pneus sem câmara de ar.

 

 

Estrutura de amortecimento e sustentação

 

Banda de rodagem


Fig. 37- Detalhe estrutural do pneu


Fig. 38 - Conjunto de pneu e roda




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