...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

09 junho 2022

Tipos - Quanto ao Gênero - Portáteis - Sobre rodas - Quanto a nomenclatura - Quanto a Propulsão - Extintores pressurizados - a Pressurizar - Extintores químicos - EXTINTORES DE INCÊNDIO - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL



3.1.1.2 – Tipos

 

a) Quanto ao Gênero - Dentro de suas particularidades os extintores se dividem em portáteis e sobre rodas.

 

Portáteis: são aqueles empregados e operados por uma só pessoa.

 


Sobre rodas: também chamados de carretas, são aparelhos com maior capacidade de armazenamento de agente extintor, montados sobre um dispositivo de transporte com rodas, exigindo para seu emprego mais de um operador.

 

 

b) Quanto à Nomenclatura - Os extintores de incêndio recebem geralmente o nome do agente extintor que utilizam.

 

c) Quanto à Propulsão - Para que o agente extintor possa ser expelido do recipiente, há a necessidade de um agente propelente que crie pressão suficiente para o uso do aparelho, possibilitando eficiência, dando-lhe alcance, penetração, distribuição da carga extintora no foco de incêndio, além de proteger o operador contra os efeitos das chamas. Dessa forma, os aparelhos extintores podem ser pressurizados, a pressurizar ou propulsão química.

 

Extintores Pressurizados

▪ Comprimindo-se o próprio agente extintor como é o caso do CO2 e dos compostos halogenados.

▪ Por compressão de um outro gás propelente dentro do próprio cilindro do extintor, como ocorre nos aparelhos de PQS e água pressurizada, que são pressurizados, normalmente, com nitrogênio.

 

 

Extintores a Pressurizar - Por pressão injetada, ou seja, o gás propelente não fica em contato permanente com o agente extintor, mas em um cilindro auxiliar separado. Só ocorrendo a injeção no momento da abertura da válvula do cilindro auxiliar, para uma eventual operação.

 


Extintores Químicos - Por intermédio de uma reação química, em decorrência das substâncias que compõem o extintor, fazendo-as entrar em contato provoca-se uma reação química, sendo liberando um gás como produto da reação, gás este utilizado como agente propelente.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário