...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

09 junho 2022

Efeitos físicos do calor - Elevação de temperatura - Variação de volume - Dilatação linear - Dilatação superficial - Dilatação volumétrica ou cúbica - Cariações do estado da matéria - As variações do estado por efeito do calor são denominadas Fusão - Solidificação - Sublimação - Condensação - Vaporização - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

1.9.1 – Efeitos físicos do calor

 

a) Elevação de temperatura - O primeiro efeito do calor é a elevação da temperatura. Este fenômeno se desenvolve com maior rapidez em alguns corpos, por exemplo, os metais, que são bons condutores de calor, enquanto nos maus condutores de calor, a transmissão é feita com maiores dificuldades. Estes conhecimentos são de grande valia na prevenção, pois nunca se deve deixar materiais combustíveis em contato com corpos bons condutores, sujeitos a uma fonte de aquecimento.

 

b) Variação de volume - O segundo efeito do calor é a variação de volume dos corpos, fenômeno que, durante os incêndios, pode provocar graves acidentes como: desmoronamentos, rupturas de tubulações e, até explosões. Todos os corpos sólidos, líquidos ou gasosos se dilatam e se contraem segundo o aumento ou a diminuição da temperatura. A atuação do calor durante os incêndios, através de sua elevação ou sua repentina redução, pela ação da água durante o combate ao fogo, não se faz de maneira uniforme sobre todos os materiais, acrescenta-se ainda o fato de que o coeficiente de dilatação ou contração dos diversos materiais são diferentes, como consequência dos trabalhos provocados pelo calor nos diferentes corpos, formam-se tensões internas no mesmos, provocando rupturas que podem ocasionar desmoronamento. O aumento de volume dos gases é a causa das explosões. Se um gás for aquecido num recinto fechado, de modo que não possa se expandir, a pressão aumentará na mesma proporção.

 

 

Dilatação linear - É aquela que resulta somente das variações das dimensões lineares como comprimento, largura, altura, diagonal, raio ou qualquer outra dimensão linear do sólido. Exemplo: uma barra de aço de 4m de comprimento se alonga a aproximadamente 4,08m, como amostra a figura 19.

 

Dilatação superficial - Considera-se como sendo aquela em que um corpo, após ser submetido a uma temperatura inicial, dilata-se bidimensionalmente. Exemplo: chapas de pouca espessura.

 

Dilatação volumétrica ou cúbica - Característica de materiais que se dilatam em todas as direções, ou seja, tridimensionalmente. Exemplo: l litro de água se dilata 43 cm3 ao passar de 40ºC a 100ºC, com proporção de variação volumétrica da ordem de 4,3%.

 

 

c) Variações do estado da matéria - É a mudança do estado físico da matéria, os corpos sólidos vão perdendo a forma e se transformam em líquidos, estes por sua vez em gases. Este efeito do calor, além de provocar derramamentos que podem facilitar a propagação do fogo, podem ocasionar início de incêndios, devido à gaseificação de materiais combustíveis e mesmo ocasionar explosões.

 

 

As variações do estado por efeito do calor são denominadas:

 

a) Fusão: do estado sólido para o líquido;

b) Solidificação: do estado líquido para o sólido;

c) Sublimação: do estado sólido direto ao gasoso e vice-versa;

d) Condensação: do estado gasoso ao líquido;

e) Vaporização: do estado líquido ao gasoso.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário