11 junho 2022

Unidade de Suporte Avançado - USA - Grupo de Resgate e Atenção às Urgências - GRAU

 

Unidade de Suporte Avançado - USA

 


A USA (Unidade de Suporte Avançado) é a viatura de intervenção rápida utilizada pelo Corpo de Bombeiros e GRAU para transportar a equipe e os equipamentos necessários para o atendimento médico.

 

A tripulação da USA é composta de médico e enfermeiro do GRAU e bombeiro condutor. o equipamento de suporte avançado contém os mesmos ítens presentes em uma UTI móvel, para prestação de atendimento imediato às vítimas no local do incidente. Para tal, a função primordial da viatura é o transporte da equipe até o local da ocorrência com a maior agilidade e segurança possível, portanto o foco é no deslocamento da equipe, para que seja feita a estabilização da vítima e não o transporte da mesma, pois existem viaturas com a função de transporte de vítimas exclusivamente.

 

A razão da USA não ser um veículo de transporte de vítimas deve-se ao caráter operacional, tendo em vista que são poucas unidades disponíveis para cobrir uma área muito extensa, sem mencionar que as dimensões de uma viatura de transporte de vítimas são maiores, o que reduz a agilidade, especialmente se levando em consideração o trânsito em uma grande metrópole como São Paulo. Se a USA fosse utilizada para transporte, perderiam muito tempo, pois além do deslocamento até o hospital, a viatura necessitaria ser higienizada e reabastecida para poder estar operacional novamente. Na configuração atual, uma USA pode atender até quatro ocorrências graves sem precisar voltar para a base e ser reabastecida de suprimentos.

 

Um problema até maior que os citados anteriormente nas viaturas é a falta de manutenção preventiva dos veículos. A USA é um veículo que é submetido a uso extremo em toda ocorrência. Isso gera um desgaste prematuro dos componentes como câmbio, freios, suspensão, motor e pneus. Caso algum destes ítens seja avariado a viatura pode ficar inativa por meses, forçando os tripulantes a utilizarem viaturas não adequadas para a função como as UR.

 

 

Acomodação

 

Foram empregados pouquíssimos recursos para seu uso. O projeto de adaptação contou apenas a pintura, conjunto luminoso e sonoro e redes no porta-malas.

 

Todo o resto permaneceu como saiu da fábrica, o que obriga a equipe tripulante a improvisar da melhor maneira que pode a acomodação dos EPI´s e demais equipamentos necessários para as ocorrências.

 

No porta-malas da viatura encontram-se todos os ítens de suporte avançado.

 

Fig. 8 - Porta-malas da USA do posto Casa Verde.

  

No no banco traseiro ficam soltos os equipamentos de proteção individual do bombeiro condutor e dos 2 integrantes do GRAU o que representa um perigo para os tripulantes pois durante uma colisão todos os objetos pesados como capacetes e outros ítens se transformam em projéteis que podem causar sérios danos aos ocupantes do veículo.

 

Fig. 9 - Acomodação de equipamentos no interior da USA do PB Casa Verde

 

 

Condutor

 

Seguramente pode-se afirmar que os condutores de veículos de emergência possuem a maior carga de responsabilidade e funções durante um deslocamento. Não só são responsáveis pela segurança da tripulaçao, como também pela integridade do próprio veículo. Necessitam conduzir da maneira rápida, segura, e enfrentando diversos obstáculos pelo caminho.

 

Tratando-se de São Paulo, o trânsito torna-se um dos grandes vilões, atrasando a chegada até o local. Para agilizar a passagem pelo trânsito, é corriqueiro que os condutores pilotem com uma das mãos, o tempo inteiro no controlador de sirene, para alternar entre os sons, fazendo com que os motoristas a frente abram caminho. Tal prática é prejudicial para a condução do veículo, pois além de tirar uma das mãos do volante, obriga o condutor a constantemente desviar a atenção da via e olhar para o controlador, uma vez que os controladores ficam em locais de difícil acesso e não possuem quaisquer recursos táteis para facilitar a identificação dos comandos nele presentes.

 

Fig. 10 - Local de instalação do controlador de sirene da USA do PB Casa Verde




Nenhum comentário:

Postar um comentário