...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

10 junho 2022

TERMODINÂMICA DA COMBUSTÃO - CONCEITO DE FOGO - Fogo é a resultante de uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor - Pode-se dizer, ainda, que fogo é a parte visível de uma combustão - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

CAPÍTULO 1 - TERMODINÂMICA DA COMBUSTÃO

 

1 - INTRODUÇÃO

 

1.1   - CONCEITO DE FOGO

 

Fogo é a resultante de uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor.

 

Pode-se dizer, ainda, que fogo é a parte visível de uma combustão.

 

Consequentemente, o fogo pode se apresentar fisicamente de duas maneiras diferentes, as quais podem aparecer de forma isolada ou conjuntamente:

a) Como chama;

b) Como brasas.

 

Normalmente essas apresentações físicas do fogo são determinadas pelo combustível, se for gasoso ou líquido sempre terá a forma de chamas.

 

Se for sólido o fogo poderá se apresentar em chamas e brasas ou somente em brasa.

 

Os sólidos de origem orgânica quando submetidos ao calor, destilam gases que queimam como chamas, restando o carbono que queima como brasa, formando o carvão.

 

Alguns sólidos como a parafina e as gorduras se liquefazem e se transformam em vapores, queimando unicamente como chamas, outros sólidos queimam diretamente apresentando-se incandescentes, como os metais pirofóricos.

 

 

1.2   – CONCEITO DE INCÊNDIO

 

É a propagação rápida e violenta do fogo, provocando danos materiais ou perda de vidas humanas, após fugir o controle do homem.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário