09 junho 2022

Extintores de espuma química - EXTINTORES DE INCÊNDIO - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

3.1.6 - EXTINTORES DE ESPUMA

 

3.1.6.1 – Extintores de espuma química

 

A espuma química é proveniente de uma reação envolvendo o sulfato de alumínio, Al2(SO4)3 e o bicarbonato de sódio NaHCO3, tendo como elemento estabilizador da reação normalmente o alcaçuz. Estes aparelhos estão em desuso.

 

a) Portáteis - Extintores de espuma de química portátil consistem de um recipiente externo construído em chapa de aço, soldado eletronicamente, e pintado com tinta de proteção anticorrosiva e uma demão de tinta de acabamento, na cor vermelha,a base de poliuretano, tampa de alumínio fundido, junta de vedação em borracha sintética, recipiente interno em plástico resistente, com volume interno de 10 litros, tempo médio de descarga na base de 65s e alcance do jato de aproximadamente 10m.

 


b) Sobre rodas - Extintores de espuma química sobre rodas consistem de um recipiente externo construído com as mesmas características dos extintores de espuma química portáteis. Sistema transporte composto de abraçadeira e eixo com rodas de aço estampado e pneus de borracha sintética maciça. Pode ser encontrado com volume interno entre 75 litros a 150 litros. Seu tempo médio de descarga é de 120s e seu alcance varia, aproximadamente, de 10m a 15m, com comprimento de mangueira de 5m.

 


3.1.6.2 – Extintores de espuma mecânica - Para formação da espuma mecânica são necessários a água, o ar atmosférico e o extrato de Aqueous Film Forming Foam (AFFF), composto à base de carbono e flúor, que quando agregados entre si formam uma massa estável de pequenas bolhas que podem flutuar sobre os líquidos inflamáveis na forma de um colchão de espuma ou de filme aquoso, que bloqueia os vapores dos líquidos inflamáveis extinguindo ou prevenindo os incêndios de classe B. Além disso, aumenta as propriedades umectantes e o poder de penetração da água, conseguindo ótimos resultados na extinção de incêndios também da classe A.

  

a) Portáteis - Extintores de espuma mecânica portáteis consistem de um recipiente externo construído em chapa de aço, soldado eletronicamente, volume de solução formadora do filme aquoso, na proporção de 8,190l de água para 0,810l de AFFF. Este extintor pode ser encontrado em dois modelos: o de pressurização direta (Fig. 55), com indicador de pressão e de pressurização indireta (Fig.56), com ampola externa. A válvula de descarga destes extintores é do tipo interruptora de jato para pressurização direta ou indireta, sendo confeccionada em latão forjado, com cabo e gatilho bicromatizados. São dotados de esguicho especial para jato de espuma. Seu jato pode alcançar até 10m e durar por 70s, com comprimento de mangueira de 0,80cm.

 

b) Sobre Rodas - Extintores de espuma mecânica sobre rodas consistem de um recipiente com características idênticas aos portáteis. Todavia, seu volume total pode chegar até 150 litros. Este extintor pode ser encontrado em dois modelos: de pressurização direta e de pressurização indireta. A válvula de descarga é semelhante a dos portáteis.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário