...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

09 junho 2022

VISTORIA DE APARELHOS EXTINTORES - EXTINTORES DE INCÊNDIO - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

3.1.2 - VISTORIA DE APARELHOS EXTINTORES

 

O extintor de incêndio tem uma longevidade que está ligada diretamente a sua manutenção e a sua correta utilização. O item segurança reputa-se como essencial, e a vistoria periódica é a melhor maneira de otimizar o uso do aparelho, além de ser fundamental para a segurança do operador. Como todo cilindro submetido à pressão, os extintores de incêndio estão sujeitos a uma possível ruptura de sua carcaça, devido a tal problema a sua vistoria e manutenção tornam-se      preponderantes. A ABNT-NBR 12962, define ensaio hidrostático como: “aquele executado em alguns componentes do extintor de incêndio, sujeitos à pressão permanente ou momentânea, utilizando-se normalmente a água como fluido, que tem como principal objetivo avaliar a resistência dos componentes à pressões superiores a pressão normal de carregamento ou de funcionamento do extintor de incêndio, em suas respectivas normas de fabricação”. A ABNT-NBR 12962 regulamenta, ainda, a inspeção, manutenção e recarga de extintores de incêndio. Na inspeção pode ser utilizado um BPC que recebe orientação básica para fazê-la, entretanto, a manutenção e a recarga só devem ser feitas por empresas certificadas por um Organismo Certificador (OC) credenciado pelo INMETRO, além de serem credenciadas noCBMERJ, que irá utilizar ferramentas, peças e materiais adequados.

 

a) Inspeção de Extintores - Exame periódico que se realiza no extintor de incêndio, com a finalidade de verificar se este permanece em condições originais de operação.

 

A ABNT-NBR 12962 define que a inspeção deverá ser realizada na freqüência abaixo:

Seis meses para extintores de CO2 e Cilindro de gás propelente;

Doze meses para os demais extintores.

 

Recomenda-se que este espaço de tempo seja menor quando o aparelho está sujeito a intempéries e/ou condições especialmente agressivas.

 

A NR 23 (Norma regulamentadora do Ministério do Trabalho) fixa em mensal as inspeções nos extintores, devendo serem evidenciadas na “Ficha de Controle de Inspeção”.

 

b) Manutenção de Extintores - Serviço efetuado no extintor de incêndio, com a finalidade de manter suas condições originais de operação após sua utilização ou quando requerido por uma inspeção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário