...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 junho 2015

Outras Recomendações de Segurança - Instrutores - Treinamentos Externos - Pistas com Uso de Combustível Classe B - Materiais Combustíveis - MANUAL DE TREINAMENTO PRÁTICO DE BRIGADA DE INCÊNDIO


Outras Recomendações de Segurança

a) dever ser feita uma inspeção imediatamente antes da ignição dos obstáculos, buscando pessoas, animais ou objetos indesejados à instrução;

b) não é autorizado o treino com vítimas reais dentro da edificação, quando submetidas a fogo real;

c) o treinamento pode ser reduzido, adiado ou cancelado se necessário para reduzir o risco, dano ou doença por condições climáticas extremas, verificadas na hora do início da instrução;

d) não serão colocados obstáculos com fogo real em rotas de saídas;

e) o encarregado da segurança fiscaliza o acendimento dos obstáculos, por pessoa com esta função exclusiva;

f) outras fontes de ignição, como celular, isqueiro, fósforos não devem estar com os alunos e instrutores.


Instrutores

Os instrutores devem ser capacitados em metodologia própria, para ter autorização para treinar brigadistas, sua função é estar constantemente instruindo e supervisionando tudo o que foi determinado na reunião do plano de segurança.

A quantidade de instrutores, para ministrar às equipes atuando internamente em edificações, é de um para cada cinco alunos, caso haja condições extremas de desgaste físico, pelo tempo da instrução ou exposição ao calor, instrutores adicionais devem ser previstos no planejamento operacional dentro do plano de segurança. Deve haver um instrutor auxiliar para cada linha de ataque e reserva.

O chefe da instrução deve verificar se os equipamentos de proteção individual e respiratório são suficientes para todos e se estão adequadamente vestidos e em condições de uso, junto com o oficial de segurança.

O encarregado da instrução interna deve ter uma contagem mental do número de alunos, fazendo uma checagem periódica do grupo que está conduzindo. O oficial de segurança deve conferir o pessoal do corpo docente e discente, quando da saída do prédio de instrução, confrontando com o seu controle do pessoal (alunos e instrutores) que adentraram ao prédio.


Treinamentos Externos

A instrução para formação de brigadistas, que os qualifica para atuar em ambientes externos, pode envolver algumas condições específicas, em especial as referentes ao plano de segurança, segurança, equipes de instrução, serviço médico, uso de equipamentos de proteção individual e respiratória e de instrutores.


Pistas com Uso de Combustível Classe B

O uso de obstáculos fixos ou móveis devem obedecer aos requisitos exigidos pela legislação ambiental (licença ambiental), para controle da emissão de resíduos da combustão, bem como para captação e descarte dos agentes extintores usados, em especial a água de hidrantes.


Materiais Combustíveis

Os líquidos inflamáveis permitidos para treinamento são os de nome comercial, óleo diesel, gasolina, querosene e álcool etílico, podendo ser utilizados na forma pura ou misturados entre eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário