Pistas Externas
São obstáculos para combate a fogo real com uso de gás ou
líquidos inflamáveis, em evoluções para treinamento no uso de extintores ou
hidrantes, podendo ainda optar pela escolha de bases de treino específicas,
tais como:
a) tanques verticais e horizontais de inflamáveis;
b) caminhões de transportes de inflamáveis;
c) transformadores elétricos;
d) terminal de carga e descarga de inflamáveis para trens.
A certificação para qualquer treino de brigadistas deve
começar por uma pista padrão com quatro tipos de eventos:
• simulação de vazamento de GLP com bicos de queima em
forma de árvore de natal;
• simulação de obstáculos para níveis básico,
intermediário e avançado, com variações na forma quadrada ou circular, formato
“I”, formato “+” (cruz), formato “S”, formato “U”e formato ”T”.
Construção da Pista Padrão Externa
Piso
A área de treinamento ou de obstáculos externos é
delimitada por um bloco de concreto do piso, que deve ter dimensões mínimas de
26 X 26 m, abrigando nesse caso até 07 obstáculos. O piso deve ter espessura
mínima de 10 cm com resistência FCK (resistência característica concreto) 15
MPa (150 Kg/cm²) e com aditivo impermeabilizante. Deve haver uma canaleta
coletora de águas residuais ligada a caixa separadora de água e óleo, antes do
descarte da água ou seu reaproveitamento.
Central de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
Deve ser construída conforme a NBR 13523, 14024, 13932 ou
14570 e outras recomendações da Instrução Técnica 28 do CBPMESP, referentes a
centrais de GLP, sendo que a ventilação deve ficar do lado oposto do piso com
obstáculo, ou seja, haverá uma parede entre os botijões e os obstáculos com 04
(quatro) horas de resistência ao fogo.
Reservatório de Líquidos Inflamáveis
A pista pode ser para uso de combustíveis líquidos em
conjunto com GLP, caso esses líquidos sejam usados, deve haver um estoque que
respeite a Instrução Técnica 27 do CBPMESP e tenha, no mínimo, 60 metros de
distância do piso onde vão estar os obstáculos.
O alívio de pressão do reservatório externo deve possuir
dispositivo corta-chamas.
Ponto de Comando
É um local próximo a central de GLP, com visão
privilegiada para os obstáculos e sempre com a luz solar incidindo na posição
sul do operador, podendo ser junto com a torre de observação, se ela existir. O
operador do sistema junto com o oficial de segurança, desse local, determina a
abertura e o fechamento do registro de demanda de gás para os obstáculos.
A pista que usar combustível líquido terá registros de
manobra para a liberação deste às bases, esse local deve ser abrigado de
intempéries e serve de ponto de comando, para abertura ou fechando das bases de
instrução.
Instalações Elétricas
As instalações elétricas e de iluminação devem seguir a
NBR 5418 para o projeto e execução dos sistemas.
parabéns pela qualidade de suas informações
ResponderExcluirCassio Werneck
Sócio do CTC Centro Tático Cobras em Boituva
Boa noite Luiz...
ExcluirObrigado pelo parabéns.
Abração à Você e a todos seus Familiares e obrigado pela visita...
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ResponderExcluirCassio Werneck
Sócio do CTC Centro Tático Cobras em Boituva
Boa noite Luiz...
ExcluirObrigado pelo parabéns.
Abração à Você e a todos seus Familiares e obrigado pela visita...