APLICAÇÃO DA LIDERANÇA NO CORPO DE BOMBEIROS
O sistema de liderança em
ocorrência de incêndios visa a aplicação de um plano de gerenciamento de riscos
durante um incidente.
As 5 primeiras atitudes
a serem tomadas são:
1. Prover condições seguras no
local do incidente;
2. Proteger, remover e
providenciar cuidados aos feridos;
3. Estabilizar a ocorrência;
4. Preservar o patrimônio e o
meio ambiente durante e após as ações de socorro;
5. Executar ações que
estabilizem as condições vitais das pessoas presentes no local da ocorrência.
Situações de emergência requerem
um plano estratégico, suporte tático, aplicações dos POPS, avaliação contínua
das ações empreendidas e gerenciamento total da ocorrência. Sem liderança, a
cena de emergência deteriora-se rapidamente, tornando o local inseguro e a
situação fora de controle. Por isso, é fundamental a atuação do líder, que
controla efetivamente a ocorrência, levando a situação à estabilidade e
segurança.
Operar uma ocorrência sem
controle eficiente pode levar a:
a)
Situações caóticas: nesta situação, cada homem
opera de forma independente, descoordenada, geralmente levando a ocorrência à
ineficiência e desastre. Incluem-se aqui também o controle desorganizado;
b)
Ações múltiplas e competitivas: aqui, surgem ordens
conflitantes. A comunicação é confusa, podendo levar a situação ao caos.
Em ambas as situações, temos
policiais competentes, motivados e, no entanto o resultado é desfavorável. São
pessoas habilitadas a atuar em situações difíceis e que, mesmo sem uma
liderança firme, executam suas funções. No entanto, o resultado é caótico. O
que falta é uma Liderança Eficiente.
Uma liderança eficaz coordena as
ações e tira vantagem da impulsividade da tropa.
Assim como a omissão gera o
caos, o excesso pode gerar conflito, restrição da iniciativa do policial,
frustração com o trabalho e subutilização do potencial do homem.
8 regras básicas levam
ao sucesso de uma ocorrência:
1. Assumir posição firme;
2. Avaliar com calma e precisão
a situação;
3. Promover um eficiente sistema
de comunicação;
4. Delegar funções no
gerenciamento do incidente;
5. Fazer um planejamento
estratégico e elaborar um plano de ação;
6. Organizar o trabalho;
7. Revisar as ordens dadas,
certificando-se que estão sendo executadas corretamente;
8. Dar continuidade, transferir
ou concluir a ocorrência.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Um líder é muito mais que um
superior hierárquico. É alguém que possui sabedoria, conhecimentos e técnicas
para desenvolver pessoas, criando à sua volta um ambiente no qual a
comunicação, a coesão, a criatividade e o trabalho em equipe estão presentes.
No desenvolvimento deste
trabalho, foram abordados vários pontos importantes a respeito da liderança,
dentre eles as características essenciais do papel do líder, o conceito de
liderança, as funções do líder e importância do trabalho em equipe.
É importante ressaltar as
características do papel do líder, sobre como deve exercitar sua capacidade de
planejar, organizar, dirigir, comunicar, trabalhar com missão, objetivos e
metas.
As formas comportamentais,
atitudes e habilidades já descritas têm sido consideradas necessárias para a
formação de um líder, mas não suficientes, se vistas de maneira isolada.
Assim, não basta que um
indivíduo tenha visão e alternativas de futuro para ser um líder, pode-se ter
visão e não se ter seguidores.
De forma similar, pode-se ter
colaboradores que compartilham da mesma visão, mas não se comprometem, em suas
ações, com o trabalho cooperativo ou o ideal comum. Pode se ter, ainda,
dirigentes que trabalham arduamente em várias habilidades de liderança, mas
fracassam no seu exercício, por não estabelecerem uma relação de confiança
mútua com seus colaboradores.
O líder é uma pessoa que
planeja, que organiza, que se comunica adequadamente, que faz troca de
conhecimentos, que dirige efetivamente sua equipe, que faz parte dessa equipe,
desse grupo, ou seja, o líder é alguém que, ao seu lado, ensina e aprende.
Ser líder é ter a visão daquilo
que desperta emoção e motiva as pessoas a darem o melhor de si.
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