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04 junho 2015

AUTORIDADE E RESPEITO - COMO MANTER A AUTORIDADE E CONQUISTAR O RESPEITO - REGRAS PARA A DELEGAÇÃO - NEGOCIAÇÃO - FLEXIBILIDADE NA NEGOCIAÇÃO - MANUAL DE LIDERANÇA


AUTORIDADE E RESPEITO


As duas principais fontes de poder que lhe permite influenciar suas pessoas são a autoridade e o respeito. A autoridade é o poder de influenciar os subordinados que lhe é conferido pela empresa quando você é selecionado ou promovido a gerente. (Podemos encará-la como poder inerente à posição.) Respeito é o poder de influenciar pessoas que lhe é conferido por elas mesmas – você não pode esperá-lo, tem de conquistá-lo. (podemos encará-lo como perder um relacionamento).


COMO MANTER A AUTORIDADE E CONQUISTAR O RESPEITO

. Aplique todas as regras, integralmente, e conquiste a fama de proceder desse modo.

. Jamais faça uma promessa que você não possa cumprir, ou um acordo que não possa respeitar.

. Mantenha-se – e ao seu pessoal – informado.

. Mantenha um ambiente de trabalho “isento de hostilidade”.

. Faça os seus subordinados sentirem-se especiais.


REGRAS PARA A DELEGAÇÃO


. Não delegue as tarefas ruins, preservando as boas para si mesmo.

. Divida o poder com os subordinados.

. Conheça bem os subordinados.

. Caso delegue tarefas que não constem da rotina de trabalho do subordinado, explique a ele muito bem o porquê.

. Delegue tarefas, de forma equilibrada, entre todos os subordinados.

. Delegue a tarefa, acompanhe-a para ter a certeza de que foi executada adequadamente, mas tome cuidado para não “supervisionar e intensificar”.

. Delegue somente o que tiver segurança de que o subordinado é capaz de realizar.

. Na hora de delegar, a comunicação deverá ser clara e precisa.

. Esteja certo de que uma tarefa delegada possa ser realizada. Tarefas impossíveis desmotivam.

. Evite delegar tarefas de sua exclusiva responsabilidade e de seu exclusivo interesse, de ordem pessoal ou triviais ou mesquinhas.


NEGOCIAÇÃO


Se ambas as partes não tivessem necessidades, não haveria negociação. Devemos então aprofundar a noção de necessidade para compreender o que está na origem da negociação.

Freqüentemente a reivindicação de uma das partes não corresponde a uma necessidade verdadeira, ou não é, por natureza, capaz de resolver o problema. É por isso que os negociadores podem perder na discussão de reivindicações salariais, quando o verdadeiro problema não expresso, talvez seja a organização da fábrica ou a intranqüilidade dos trabalhadores diante do futuro.

A informação é em si um poder para quem a detém. De todos os fatores que condicionam uma negociação, é certamente o de maior eficiência. Uma boa informação deve colocar o negociador em posição de perceber a realidade tal qual ela é.


FLEXIBILIDADE NA NEGOCIAÇÃO


A flexibilidade é a capacidade de considerar as necessidades, idéias e opiniões do outro negociador. É também a capacidade de ver a mudança (ou qualquer idéia nova) como uma oportunidade, não como uma ameaça.

Eis algumas sugestões para o aumento da flexibilidade no processo da negociação:

Sugestão nº 1: Antes de fazer qualquer proposta ao outro negociador, tente-se colocar no lugar dele. Se a proposta for boa apenas para você, reformule-a.

Sugestão nº 2: Ao receber uma proposta, procure transmitir a idéia de que qualquer julgamento de sua parte poderá ser feito mais tarde, com mais informações.

Sugestão nº 3: Programe periodicamente reuniões com seus subordinados. Discuta assuntos novos, não rotineiros. Incentive o grupo a não prejulgar idéias, mas conviver com elas ainda que pareçam absurdas.

Sugestão nº 4: Nas relações interpessoais não enfatize os erros alheios; procure dar ênfase aos aspectos positivos.

Sugestão nº 5: Ao negociar enfatize sua preocupação em saber inicialmente o problema da outra pessoa. Não mencione seus interesses.

Sugestão nº 6: Procure ser menos “matemático”, diretivo e valorize em suas colocações.


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