...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 junho 2015

CENTRO DE TREINAMENTO - Planejamento para Construção - Considerações no Planejamento - Edificação para Treinamento - Torre para Treinamento sem Fogo Real - Torres para Treinamento com Fogo Real - Alçapão para Extração de fumaça - Edificações Mistas - Edificação para Treino com Fumaça Real - MANUAL DE TREINAMENTO PRÁTICO DE BRIGADA DE INCÊNDIO


CENTRO DE TREINAMENTO

Entendemos que em razão das peculiaridades dos serviços de bombeiros, bem como da necessidade de sua padronização e qualidade, os treinamentos prioritariamente deverão ocorrer no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, cujas instalações e laboratórios devem prever um teatro com características estruturais que permitam a realização de uma complexidade de evento, conforme idealizados no presente capítulo.


Planejamento para Construção

Um centro de treinamento tem um custo elevado para sua construção, manutenção e uso, por isso, deve-se considerar a sua utilização regional para Corpos de Bombeiros de diversos municípios. O mesmo procedimento de utilização consorciada pode ser adotado entre algumas empresas ou indústrias, com interesse comum em construir e manter um centro de treinamento.

Um projeto deve envolver um planejamento, que defina as necessidades básicas para o centro de treinamento, tais como:

a) sala para administração;

b) sala de aula;

c) sanitários;

d) enfermaria;

e) pista com obstáculos para fogo B,C;

f) casa para condicionamento à fumaça;

g) vestiários masculino e feminino com armários;

h) local para refeição;

i) almoxarifado de equipamentos e materiais.


O projeto pode optar por um centro com mais recursos tais como:

a) biblioteca;

b) dormitórios para pernoite;

c) cozinha ou lanchonete;

d) recintos internos para instrução;

e) piscinas;

f) laboratórios;

g) simuladores de chuveiros automáticos;

h) casa de bombas de incêndio;

i) simulador para incêndio em aeronaves;

j) simulador de alarme e detecção de incêndio;

k) poço e torre para resgate técnico;

l) área para treinamento em emergências médicas;

m) torre de observação para alunos, instrutores e oficial de segurança.



Considerações no Planejamento

Quando se construir uma pista de treinamento, temos que prever que será usada por 40 ou 50 anos, portanto, antes de se iniciar o planejamento é recomendado que se visite outros centros mais antigos, para verificar dificuldades e deficiências que surgiram com o tempo, como se segue:

1) verificar se há conflito com o plano diretor de zoneamento, ou seja, o que a cidade tem planejado no futuro, para o local onde a pista será construída;

2) se há interesse de outras cidades em fazer um centro em parceria e se o local é de comum acordo;

3) se há financiamento total ou parcial que demande parceria para a obra;

4) o local deve ter aprovação do órgão ambiental;

5) avaliar problemas relativos ao clima e seus impactos nas estações durante o ano;

6) prever se haverá instrução noturna;

7) verificar se há risco de propagação de incêndio, dos obstáculos para edificações internas e externas, inclusive vegetação de ajardinamento ou natural;

8) os acabamentos de obstáculos e prédios de treino para fogo real, devem ser do tipo que necessite o mínimo de manutenção e suporte as altas temperaturas dos incêndios;

9) verificar se há condição técnica e legal, para estocar os líquidos e gases necessários à instrução.


Edificação para Treinamento

Torre para Treinamento sem Fogo Real

A construção de edificações para treino com fogo real, encarece a obra pelo fato da necessidade de torná-la mais resistente, implicando em gasto maior com aço e concreto. Essas bases de treinamento servem para evoluções com uso de bombas de incêndio, escadas, salvamento de vitimas etc, porém não se recomenda o uso de fogo real, caso o prédio não tenha sido projetado para este fim.

A altura deve ser de no máximo 30 metros ou até 10 pavimentos, sendo que é viável o treinamento em edificações de até 15 metros ou 5 pavimentos. É recomendado a previsão de elevadores para treinamento de seu uso, em condição de incêndios.




Torres para Treinamento com Fogo Real

O propósito de tal edificação é treinar seguramente os bombeiros em métodos de supressão de fogo, no interior de ocupações. O local deve prever um subsolo, sala, cozinha, quartos, devendo esses locais ter, no mínimo, duas saídas/entradas. Essas edificações podem ter até 2 pavimentos, mais uma parte do telhado de laje impermeabilizada, para treino de acesso à cobertura executando ventilação natural, através de alçapão, projetado conforme técnicas de extração de fumaça.



23 - Alçapão para Extração de fumaça

A edificação que não for térrea deve ter um passeio externo nivelando-se em amplo acesso ao 2º pavimento. Uma parte do telhado pode ser construída, com diversas opções, dentre os modelos construtivos da região do centro de treinamento (Ex.: telha de zinco, estrutura de madeira e metálica de sustentação, telha de amianto etc), porém isoladas por uma
laje, dimensionada para reter o fluxo de calor, além de um espaço de forro entre laje e cobertura de 1 (um) metro, a fim de possibilitar treino e avaliação dos brigadistas, que deverão se deslocar em telhados.



Edificações Mistas

As edificações mistas para treino com acessórios e equipamentos hidráulicos, acessos de brigadistas, salvamento e exercícios de fogo real, não devem ultrapassar 3 (três) pavimentos.

Caixa de texto:



Edificação para Treino com Fumaça Real

O seu objetivo é condicionar o brigadista no deslocamento através da fumaça, portanto, essa construção deve ser térrea e com configuração interna, que possa ser modificada por módulos. A fumaça não deve ser tóxica, uma vez que existem no mercado aparelhos para sua produção artificial. Deve haver acessos opcionais em todos os compartimentos, para que o instrutor intervenha em caso de problemas durante a aula, além de ventiladores para insuflação de ar e exaustores para extração rápida de fumaça, que devem ser previstos.

Lembramos que o objetivo dessa base de treinamento é qualificar os brigadistas no uso de proteção respiratória, acessos e deslocamento interno em ocupações sem visibilidade.






4 comentários:

  1. Boa noite, tenho uma dúvida, e certo ter uma pista de treino dentro de um bairro residencial? Em um terreno de no máximo 300 metros quadrados? Com residências bem próximo a esse centro de treinamento. Aguardo resposta. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MICRO E NOT ESTÃO QUEBRADOS, DESCULPEM-ME...01/03/19.

      Excluir
  2. Boa pergunta. Também quero saber.

    ResponderExcluir
  3. MICRO E NOT ESTÃO QUEBRADOS, DESCULPEM-ME...01/03/19.

    ResponderExcluir