07 junho 2022

Válvula de governo e alarme (VGA) - Funcionamento - REDE DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS DO TIPO “SPRINKLER” - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 4.2.2.3 – Válvula de governo e alarme (VGA)

Válvulas especiais, cuja função básica é dividir uma rede de chuveiros automáticos em diferentes zonas de proteção. Sua instalação deverá se dar em local de fácil acesso, preferencialmente fora da área protegida. Os diversos componentes de uma VGA estão demonstrados na figura abaixo.

 



a) Funcionamento

Estando a rede de chuveiros automáticos instaladas e pressurizadas, a pressão após a VGA (ajustante) é ligeiramente maior ou igual a pressão antes (a montante) desta, que por ser de retenção, permite o fluxo d’água somente na direção dos chuveiros automáticos. Quando um ou mais bicos se abrem, a pressão após a VGA cai, até que a pressão antes da VGA seja superior, abrindo a sede da válvula, permitindo o fluxo d’água. Quando a água passa através da VGA, flui também para uma derivação que vai ao gongo de alarme. A água, ao entrar no gongo, passa pelas pás da turbina hidráulica localizada no seu interior, fazendo com que um pequeno martelete fique girando e batendo na tampa, denunciando, assim, o funcionamento do sistema através de um alarme sonoro. Outro recurso de envio de sinalização é aquele realizado através de pressostato ou válvula de fluxo, entretanto, este destina-se a emitir sinais que denunciem o funcionamento da VGA a locais remotos, distantes do posicionamento da VGA, normalmente na sala de brigada de incêndio e/ou portaria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário