06 junho 2022

UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO DE RESPIRAÇÃO AUTÔNOMA - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

EQUIPAMENTO DE RESPIRAÇÃO AUTÔNOMA

 

Verificação do equipamento através do manômetro do cilindro. 

 




Após o fechamento da válvula desegundo estágio é feita a abertura doar do cilindro verificando-se assim se oar chega ao manômetro de trabalho.

 




Fechando o registro do cilindro e abrindo-se o by-pass (peça normalmente na cor vermelha encontrada na válvula de segundo estágio) libera o ar e confere o funcionamento do áudio-alarme.

 



Afrouxando os tirantes do suporte passa-se o equipamento por sobre acabeça e o acondiciona nas costas.







Ajustando os tirantes de suporte dos ombros e abdome deixando o equipamento o mais justo ao corpo o possível e prendendo junto ao corpo aspontas que eventualmente poderiam ficar soltas dos tirantes do equipamento.

 



Após o equipamento fixo no corpo passar a alça da máscara facial pelo pescoço.

 



Afrouxar os tirantes da máscara facial, e com a mão dentro da máscarapassar os tirantes sobre a cabeça encaixando o queixo na peça facial.

 




Ajustar os tirantes da peça facial primeiro pelos pares da mandíbula depoisos pares da fronte e por último do topo da cabeça sempre puxando sentidoda nuca evitando o rompimento dos mesmos.

 



Após a peça facial estar perfeitamente ajustada realiza o teste de vedação eexalação da peça obstruindo com a palma da mão o engate da válvula de segundo estágio e inspirando e expirando verificando assim se a máscara permite algum fluxo indevido de ar.

 



Com o equipamento ajustado e verificado realizar a conexão da válvula que demanda o ar respirável para o usuário.








Nenhum comentário:

Postar um comentário