CABOS
DE AÇO
Os cabos de aço apresentam diversas construções. A construção do cabo é determinada pelo número de pernas que o compõem e pelo número de fios de cada perna. O cabo 6 X 19, por exemplo, é composto por 6 pernas de 19 fios cada.
Já a alma do cabo pode
ser identificada pelas seguintes siglas:
AF (alma de fibra
natural);
AFA (alma de fibra
artificial);
AA (alma de aço formada
por uma perna);
AACI (alma de aço de cabo
independente).
Para a utilização em
elevadores utilizamos cabos de aço AF (alma de cânhamo) composição tipo Seale
(disposição dos fios em cada perna), torção regular a direita, fixa através de
tirantes em cunha e clips instalados como mostra a figura, polido e preformado,
8 X 19 de diversas bitolas, dependendo do tipo de elevador, capacidade e
utilização (1/8, 1/4, 1/2, 3/4, 3/8, 5/8, 5/16, etc).
Observe a seguir como
vistoriar o cabo de aço de seu elevador:
Substitua o cabo quando
Arames rompidos visíveis
no trecho mais prejudicado atingirem os seguintes limites:
· 6
fios rompidos em um passo;
· 3 fios rompidos em uma única perna.
Aparecer corrosão
acentuada
Os arames externos se
desgastarem mais do que 1/3 de seu diâmetro original.
O diâmetro do cabo
diminuir mais do que 5% em relação ao seu diâmetro nominal Aparecerem sinais de
danos por alta temperatura no cabo.
Aparecer qualquer
distorção no cabo (dobras, amassamentos ou "gaiola de passarinho").
Um outro item de suma
importância é a verificação da polia de tração da máquina do elevador, pois é
nela que os cabos estão assentados, permitindo que ocorra o atrito eficaz para
a tração uniforme.
Uma polia desgastada
apresentando canais com sulcos maiores que o permitido para a bitola específica
do cabo de aço utilizado, gera deslizamentos deste cabo, acarretando desgaste
maiores do cabo e "trancos" nas paradas do elevador.
A seção transversal do
canal da polia deve permitir um perfeito assentamento do cabo. O canal das
polias não deve apresentar desgaste ou defeitos superficiais.
A Conservação atuando na
vida útil do Cabo de Tração
O técnico conservador
deve periodicamente observar os canais da polia de tração, limpar e lubrificar
o cabo de aço com lubrificantes específicos, especialmente desenvolvidos para
isso, aferir o comprimento e efetuar os devidos ajustes, evitando que o
contrapeso choque-se com as molas, inspecionar os tirantes e molas e indicar ao
responsável que não ultrapasse o número de passageiros ou peso total permitido,
estabelecido para aquele equipamento.
Bombeiroswaldo...
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